sexta-feira, 15 de abril de 2011

Charme na cozinha - Parte III

Inspirada pelos novos livros de receitas, fiz mais uma série para dar uma ajuda as leitoras menos experientes na cozinha. E hoje em especial, aquelas que tem mão pra bolo mas não tem cabeça para decoração.
O jantar, pois mais simples que seja, sempre ganha um "up" quando é servido numa mesa de encher os olhos. E não é necessária toda aquela parafernália vendida em lojas especializadas, para montar uma mesa completa.


Brincar com o que se tem é suficiente. Use travessas e potinhos dos mais diferentes formatos e cores, como na primeira foto. Os corações deram um ar especial a mesa, assim como o jogo americano estampado (que pode ser feito comprado pronto, feito em casa com tecido ou mesmo com papel cartão e jogado fora depois do jantar, claro).
Os cortadores de biscoito que usamos na "parte I", podem ir a mesa como anéis de guardanapo e os discos de vinil como sousplat (o disco que fica embaixo do prato, mas não se usa pra comer). 


A louça branca simples é a melhor, pois permite todo tipo de combinação. E por que não optar por uma mesa simples mas bem posta? É bem melhor do que uma entulhada sem espaço nem pra pôr as mãos. 
Garfo do lado esquerdo, faca do lado direito ou os dois do mesmo lado, em cima do guardanapo, ou guardanapo embaixo do prato de sobremesa/sopa, todos empilhados no estilo self-service... É você quem decide, não se preocupe muito com as regras de etiqueta! 
Se sua louça é colorida, pode ser acompanhada de uma toalha/jogo americano simples oou você pode brincar com o mix de estampas! Funciona do mesmo jeito que nosso guarda roupa!


Os enfeites de mesa são essenciais, principalmente numa mesa simples. Mas isso não quer dizer que eles precisem de uma super elaboração. 
As taças de cabeça para baixo viram castiçais improvisados, os maçãs, limões, pêras e outras frutas são ótimos arranjos. E por que não um cestinho de lápis rústicos como na segunda foto? 
Velas podem ser colocadas em copos, taças, vasos... Multiplas velas ficam lindas, principalmente em diferentes alturas, mas só no inverno, né? 
Flores em garrafas com água ou em copos com pedrinhas, terra ou mesmo feijão! Veja na última foto que fofo.
Materiais inesperados como pedras de jardim e folhas também valem, mas não esqueça, devem ser limpos.


Guardanapos e toalhas estampados também são substitutos do enfeites de centro, eles podem ser o foco da mesa.
Na primeira foto, o guardanapo mais fashion que já vi: uma boneca vestida com o guardanapo de papel! Dá pra fazer em casa, é só imprimir a boneca (busque na internet por bonecas de papel!) e comprar o "vestido" na estampa que você quiser.
Na segunda e terceira fotos o guardanapo de pano impõe elegância e os porta guardanapos/anéis são o enfeite. Você não precisa comprá-los! Use fitas, flores, cortadores (como no começo do post), pulseiras... o que vier a imaginação.
Guardanapos estampados dão cor e textura a decoração e são vendidos hoje em qualquer lugar. Se não quiser um pacote inteiro da mesma estampa, procure em lojas que vendem materiais para pintar caixinhas de MDF, pois essas vendem guardanapos estampados para decoupage por unidade e normalmente têm os padrões e figuras mais diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário