quinta-feira, 10 de março de 2011

Charme na cozinha - Parte II

Essa é a segunda parte das dicas pra quem quer ahazar no charme também dentro da cozinha!
Hoje o 'manual' é sobre bolo de aniversário! Tem gente que tem verdadeiro terror da responsabilidade de fazer a peça fundamental de uma festa. Mas a verdade é que nem é tão complicado assim. Como da outra vez me cobraram receitas, divido com vocês minha receita de bolo infalível, ensinada pela mamãe!


Pão de ló
4 claras em neve
4 gemas
2 copos de açúcar
2 copos de trigo
1 copo de leite
100 gramas de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer:
Molezinha! É só ir misturando os ingredientes na ordem: bata as claras em neve. Depois junte as gemas e bata. Junte o açúcar e bata. Junte o trigo e bata. E o leite você coloca em uma panelinha junto com a manteiga e esquenta até a dita cuja derreter, então junta ao resto dos ingredientes e bate. Por fim misture o fermento. Unte uma forma com margarina e trigo e leve ao forno.


Essa é uma receita básica e recomendo uma receita e meia para assar duas formas de bolo (e pôr o recheio no meio) e deixar o bolo bem altão! Como fica super alto, dá pra fazer três recheios (partir cada bolo no meio, rechear e passar recheio entre os dois bolos, juntando tudo num só!). A receita é de bolo branco, mas se você quiser de chocolate é só adicionar 1 copo de chocolate em pó junto com o açúcar!
E o recheio eu faço sempre com brigadeiro :9 Bem fácil e todo mundo gosta!  


Brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 xíc. de chocolate em pó
1 colher de sopa de margarina
Modo de fazer:
Dá pra fazer no fogão, misturando tudo e mexendo no fogo médio até uma consistência mais grossinha, que dê pra cobrir o bolo sem escorrer. 
Ouuu o molezinha, no microondas! Coloque tudo junto em uma tigela funda (de preferência de vidro) e leva ao micro por 3 minutos. Retire, mexa e leve por mais 3 minutos. Têm que ficar sempre de olho, pois pode transbordar se a tigela não for funda o suficiente. Esses 6 minutos normalmente são suficiente para chegar a consistência de cobertura, mas se ficar líquido ainda vá colocando mais 1 minuto e conferindo, até ficar bom.


O gosto é importantíssimo, mas a cara do bolo é fundamental, né?
Bolos simples decorados com coco ralado bem grosso ou com chocolate granulado e brigadeiros são lindos e dão muuita água na boca.


As formas em forma de coração são lindas e decoram por si só, mas se você não tiver dessas em casa, decorar com frutinhas, granulados, confeitos e outros, no formato que você quiser, deixa qualquer bolo simples um charme.

Para um bolo de criança (ou até mesmo de adulto) daqueles das antigas marshmallow com confete, jujuba, delicado... Tudo bem colorido e com velinhas coloridas!
E se você quer um bolo bem incrementado vale usar o conhecido papel de arroz, mas tem que ter um arremate! No bolo das princesas por exemplo, foi usado um creme de chocolate no saco de confeitar (dá pra fazer com brigadeiro!), raspas de chocolate e biscoito dos lados. Esse biscoito de tubinho é ótimo pra esconder os lados, é só colar no brigadeiro!
No último bolo ali embaixo além do papel manteiga com a paisagem, foram acrescentados os personagem, deu um feito tão legal em "3D" e tão simples!


Espero que tenha ajudado mais uma vez! E que não tenha dado muita fome! hahaha

Update: Me perguntaram sobre o bolo de coco! Então, o recheio de brigadeiro é legal por isso: a receita é a mesma, só substituir o chocolate pelo coco e pronto! Dá pra fazer com nozes, gelatina de morango ou puro, tipo 'brigadeiro branco'. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário