segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

5 filmes sobre...

tradução! Ou melhor: '5 bons filmes com títulos terrivelmente mal traduzidos'!

1 - The Hangover = Se Beber Não Case


"The Hangover" (que seria "A Ressaca") virou "Se Beber Não Case" e mais recentemente "Hot Tub Time Machine" (que seria o "Ofurô-Máquina do tempo") virou "A Ressaca". Quem entende?
Mas o filme é realmente bom! Eu não acreditei muito quando vi o cartaz, pensei que seria mais um besteirol, mas achei beem engraçado! Só não sei quanto a sequência (Se beber não case 2) que está sendo feita...


2 - Valentine's Day = Idas e Vindas do Amor


Por que não podia ser a tradução? "Dia dos Namorados" se encaixa perfeitamente com o enredo do filme, que se passa no dia dos namorados!!!!
São várias histórias entrelaçadas (adoro filmes assim!) que se passam na data e é cheio daqueles atores conhecidos que nos fazem alugar certos filmes: Julia Roberts, Anne Hathaway, Bradley Cooper, Patrick Dempsey...


3 - When Harry Met Sally = Harry e Sally - Feitos um para o outro


O título em português meio que conta o final, né? Eu acho que a tradução cabia bem aqui também: Quando Harry conheceu Sally. Bem melhor... E pra mim, pior do que uma tradução tosca, é quando eles põe uma explicação no título, tipo "Up! - Altas aventuras" ou "Moulin Rouge - Amor em Vermelho", aaah!
o filme é bem clássico, quase todo mundo já viu e se lembra da famosa cena do orgasmo na cafeteria.


4 - Breakfast at Tiffany's = Bonequinha de Luxo


"Café da manhã na Tiffany's" realmente não seria um bom título, mas de onde saiu "Bonequinha de Luxo"?
Também é um clássico, um "must see".


5 - Ocean's Eleven = Onze Homens e Um Segredo


É um péssimo título, já que o original diz "Onze do Ocean" (se referindo ao personagem de George Clooney, Danny Ocean - que montou o grupo de 'onze homens'), e fica ainda pior quando as continuações dizem "Ocean's Twelve" ("Doze do Ocean") e "Ocean's Thirteen" ("Treze do Ocean") e viram respectivamente "Doze homens e outro segredo" e "Treze homens e um novo segredo". Bleeergh!
O título é broxante, mas o filme, muito pelo contrário! Com Brad Pitt, Matt Damon, Casey Affleck e claro, George Clooney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário